Pular para o conteúdo
Home » Blog » 10 formas de fortalecer e melhorar a comunicação no seu dia a dia

10 formas de fortalecer e melhorar a comunicação no seu dia a dia

Melhorar a comunicação, de forma eficaz, nos ajuda muito e deve ser um processo contínuo, não importa o nível que estamos atualmente.

Essa melhoria constante e consistente permite que você se expresse e melhore seus relacionamentos pessoais e profissionais. Assim, saber ouvir bem e se comunicar com clareza o ajudará a se expressar em entrevistas de emprego, reuniões de negócios e também na sua vida pessoal.

melhorar a comunicação é fundamental

muitas formas para deixar sua comunicação melhor e muitos meios também. A lista de opções é grande, em seguida temos:

  1. Palestras;
  2. Livros para melhorar a comunicação;
  3. Vídeos e dicas em redes sociais;
  4. Podcasts;
  5. Curso para melhorar a comunicação;
  6. Grupos dedicados em falar em público;
  7. Artigos de blogs como estes e muitos outros.

Então, você pode escolher o meio que considera melhor e que é mais apropriado ao seu estilo.

O que é Comunicação Eficaz?

Ser um comunicador eficaz significa ser capaz de ouvir ativamente e se expressar claramente para aqueles ao seu redor. Infelizmente, não há uma única habilidade ou única técnica que faça de você um comunicador melhor.

A comunicação eficaz requer um conjunto diversificado de habilidades que abrangem tanto a comunicação verbal e não verbal, bem como a escuta atenta.

Então a melhor maneira de se comunicar de forma eficaz é conhecer a pessoa mais próxima a você: você mesmo.

Por que a comunicação eficaz é importante?

Melhorar a comunicação e tornar ela eficaz é vital tanto dentro como fora do local de trabalho, pois permite que você traduza claramente suas intenções e sentimentos em mensagens mais facilmente compreedidas.

A comunicação eficaz torna você uma pessoa mais produtiva e reduz os possíveis atritos, mesmo que não intencionais, produzidos pela falta de comunicação.

Desenvolver um processo de comunicação eficaz ajuda você a entender o que os outros estão dizendo e faz de você um melhor colaborador e membro da equipe. Seguir esse processo é fundamental para melhorar a comunicação

Habilidades Necessárias para Melhorar a Comunicação

Para habilidades de comunicação empresarial, bem como habilidades de comunicação pessoal, a chave é como você está abordando suas interações. Você pode até chamar isso de estratégia.

Algumas dessas habilidades envolvem a maneira como você fala ou move seu corpo, além disso há também habilidades interpessoais mais baseadas na emoção.

Seja um “ouvinte ativo”

Mesmo que você seja um ótimo ouvinte, com certeza há ainda algumas áreas em que você pode melhorar. Uma ótima maneira de ver se este é um dos seus pontos fracos, ou seja, observe se você pratica o modelo de escuta ativa.

O conceito de escuta ativa significa que você está envolvido e engajado no que a outra pessoa está dizendo, em vez de ser passivo e deixar a conversa rolar. Faz parte do seu processo de melhorar a comunicação escutar.

Não existe um modelo único de escuta ativa, mas veja algumas práticas comuns:

  • Preste atenção quando alguém tem algo a dizer;
  • Faça perguntas abertas para que ter uma ideia melhor do que eles querem;
  • Faça perguntas de sondagem se houver coisas específicas que você gostaria de entender;
  • Solicite esclarecimentos de qualquer coisa que não tiver certeza;
  • Parafraseie o que eles disseram e repita de volta para eles, assim pode garantir que realmente compreendeu;
  • Resuma no final de sua interação para que todos esteja na mesma página e cientes dos próximos passos

Empatia

Conseguir entender os sentimentos das pessoas ao seu redor é parte integrante de ser um comunicador eficaz.

Empatia significa tanto entender bem como relacionar-se com os sentimentos de outra pessoa. Ter alta inteligência emocional e demonstrar uma capacidade de empatia cria relacionamento entre você e os outros e aumenta sua capacidade de se comunicar.

Habilidades de comunicação não-verbal para melhorar a comunicação

Além das mensagens verbais, a comunicação eficaz depende de pistas não-verbais.

Desenvolver uma consciência de sua linguagem corporal, bem como o tom de voz melhorará suas habilidades de mensagem e apresentação.

Comunicação eficaz

Planeje e pratique o que você vai dizer

Claro, existem muitas conversas improvisadas em que você não tem a oportunidade de planejar e praticar. Mas quando você tiver a chance, leve até 30 segundos para repassar seus pontos-chave.

Isso pode fazer maravilhas para que suas habilidades de melhorar a comunicação sejam estimuladas.

Pedir um feedback honesto faz Melhorar a Comunicação.

Assim como acontece com a maioria das habilidades de liderança, receber feedback honesto de colegas, gerentes e membros de sua equipe é fundamental para se tornar um melhor comunicador.

Se você solicitar feedback regularmente, outras pessoas o ajudarão a descobrir onde você pode melhorar e que, de alguma forma acabou ignorando.

Envolva o público na discussão.

Independentemente de quão bom seja o orador, todas as audiências têm períodos de atenção limitados. Para se tornar um comunicador mais eficaz, faça apresentações e discussões interativas.

Faça uma pergunta aos seus ouvites, incentive as pessoas a expressar seus pensamentos durante o momento que está com elas, ou seja, procure formas de estimular o público.

Faça contato visual enquanto alguém está falando

Esta é a dica número um para mostrar a alguém que você está prestando atenção no que eles têm a dizer.

Mantenha contato visual firme, mas não fique assustador, há uma linha tênue aqui.

Seja breve e claro, isso vai ajudar muito a melhorar a comunicação

Você já prestou atenção na longa e sinuosa história de um colega de trabalho quando você tem muito trabalho para terminar? Acho que não, né!?

Tente chegar rapidamente aos pontos principais para que você não seja essa pessoa.

Não tenha medo do silêncio de vez em quando

Pode parecer que o silêncio é insuportável, mas nem sempre é uma coisa ruim. Não comece a tagarelar apenas para eliminar o silêncio. É difícil, mas lute contra o desejo.

Seus parceiros e colegas vão agradecer quando você perceber que não há problema em ficar quieto. O silêncio oportuno faz parte do processo para melhorar a comunicação.

Livre-se daqueles “am’s” e “um’s”, vai te ajudar a melhorar a comunicação também

Isso parece senso comum, mas a pessoa média usa preenchimentos muito mais do que pensa. Tente gravar a si mesmo em uma apresentação e ouça com que frequência você as diz.

Em seguida, siga em frente, fique atento aos enchimentos e fale mais devagar para ter tempo de pensar no futuro.

Isto serve também para qualquer palavra ou frase que você fale em excesso.

Está precisando de modelos para seu currículo? Leia: Currículo para primeiro emprego: Como fazer o seu e se destacar.

E as suas habilidades de comunicação? Estão boas?

Quais foram as dicas e pontos deste artigo que se destacaram para você e que te ajudarão a melhorar a comunicação? E quais você já pratica ou está no caminho certo?

Mesmo que você tenha nascido com um dom natural para interagir com outras pessoas de forma suave e fácil, sempre há espaço para melhorias. Fortes habilidades de comunicação crescem e evoluem, assim como seus relacionamentos pessoais e profissionais crescem e evoluem.

Existem livros para melhorar a comunicação, cursos para melhorar a comunicação e muitos outros. Não deixe de tentar e evoluir.

Comece com autoconsciência, fique em sintonia com a forma como você está se comunicando agora e como isso se alinha com seus objetivos de comunicação. Em seguida, mude para a consciência dos outros, certifique-se de estar na mesma página e de captar as dicas certas.

E lembre-se: se isso parece um grande desafio, não há vergonha em pedir ajuda por meio de um amigo, um supervisor ou um colega.

Dicas para melhorar sua produtividade: 21 dicas para ser mais produtivo – que realmente funcionam

Por fim, espero que este artigo tenha te ajudado e caso tenha algo que precise de saber deixe seu comentário aqui embaixo. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.