Home » Blog » O que é Power BI? Sabe? Ele pode mudar seu jeito de trabalhar

O que é Power BI? Sabe? Ele pode mudar seu jeito de trabalhar

Você conhece o que é Power BI? Deveria conhecer, sério!

Ao longo deste artigo vamos explicar o que esta maravilhosa aplicação faz e porque você deve usar esse programa o mais rápido que puder.

Sem dúvida esta foi a melhor criação da Microsoft nos últimos tempos e você não pode ficar fora dessa.

O que é Power BI?

O Microsoft Power BI é a junção de vários aplicativos e serviços baseados em nuvem.

O que é Power BI Banner

Ele ajuda as organizações a agrupar, gerenciar e analisar dados de uma variedade de fontes, por meio de uma interface extremamente amigável.

As ferramentas de Business Intelligence, também conhecido como BI, podem ser usadas de várias formas.

Esta aplicação reúne os dados e os processa, dando valor a eles. Por meio dele é possível entender o que acontece, geralmente usando gráficos visualmente atraentes, bem como fáceis de processar.

Assim os usuários farão a gestão com mais facilidade.

É possível também compartilhar as informações de forma quase instantânea. Dentro desta plataforma, todos na organização veem o que está acontecendo em seus negócios.

Vemos o quanto é importante não só entender o que é Power BI, mas entender o quanto ele está ficando essencial.

Ele se conecta com quase todas as fontes de dados, de planilhas básicas do Excel a bancos de dados complexos, assim como aplicativos baseados em nuvem e local.

Há um ecossistema composto por um programa de desktop do Windows chamado Power BI Desktop. Além disso, tem também um serviço SaaS (Software as a Service) online chamado Power BI Service e aplicativos móveis disponíveis em telefones e tablets Windows, iOS e Android.

O Power BI foi construído com base no Microsoft Excel, na verdade teve seu ponto de partida nos “add-ons” criados pela Microsoft chamados de Powers. Estes “add-ons” são o Power Query, Power Pivot, Power View e Power Maps.

A princípio, como vem do Excel, a curva de aprendizado na transição do Excel para o Power BI não é tão acentuada. Qualquer pessoa que pode usar o Excel tem capacidade para usar essa aplicação.

O que de fato faz o Power BI?

Depois de entender o que é o Power BI, vamos entender o que ele faz.

O Microsoft Power BI cria e divulga relatórios. Serve também para gerar insights com base nos dados de uma organização.

O Power BI tem conexão com uma ampla gama de conjuntos de dados e “organiza” os dados que vem das fontes para que possam ser melhor entendidos. Compartilhar relatórios e visuais com outros usuários é muito fácil.

Ele ajuda os usuários a ver não apenas o que aconteceu no passado e o que está acontecendo no presente, mas também o que pode vir no futuro.

Sim, há também recursos de machine learning, apoiados por integrações com Python e R (linguagens próprias de ciência de dados).

Isso significa que ele pode detectar padrões nos dados e usar esses padrões para fazer previsões. Bem como executar cenários hipotéticos. Assim, são geradas previsões que preparem para atender demanda futura.

Por que as pessoas usam?

Para empresas que desejam mais poder de decisão e maior força de análise, este é o próximo nível em inteligência de negócios. Então a necessidade de entenderem bem o que é o Power BI e o que ele faz.

Com o Power BI, as empresas podem reunir, examinar e visualizar dados de toda a organização. Assim tendo uma visão maior de suas operações e desempenho, permitindo que tomem decisões baseadas em dados reais. Decisões direcionadas por dados (Data driven).

exemplo de dashboard

Vejam os principais benefícios de usar o Power BI:

  • Trabalha com grandes quantidades de dados que muitas outras plataformas teriam dificuldade para processar;
  • As informações são visualizadas usando modelos completos que permitem o melhor entendimento de seus dados;
  • Os recursos de aprendizado de máquina integrados podem analisar dados e ajudar os usuários a identificar tendências valiosas e fazer previsões;
  • É baseado em nuvem, assim os usuários têm acesso à recursos de última geração e algoritmos poderosos;
  • A plataforma se integra com outros apps de gerenciamento de negócios da Microsoft, como SharePoint, Office 365 e Dynamics 365. Bem como, se integra com outros produtos não Microsoft como Oracle, Hadoop, Facebook, Google Analytics, SAP, MailChimp, etc;
  • Recursos poderosos de personalização fazem com que os usuários criem painéis e visuais que permitem acessar os dados de forma rápida;
  • O Power BI tem uma interface intuitiva, fazendo com que seja um app amigável e fácil de navegar, mais tranquilo do que planilhas complexas;
  • Indicadores chaves (KPIs), tem alertas para manter todos atualizados sobre métricas e medições importantes;
  • Há também segurança dos dados, tendo controles hierárquicos de acesso internos, tanto quanto externos.

Quem usa o Power BI?

De forma geral as ferramentas de inteligência de negócios têm seu uso principalmente por analistas de negócios e cientistas de dados. O Power BI, graças à sua interface amigável, permite sua utilização por outros tipos de profissionais também.

Na verdade, qualquer pessoa ou área que tenha demandas por informações e relatórios, podem e devem utilizar. Entendido o que é o Power BI, o que ele faz e por fim seus benefícios, o próximo passo é utilizá-lo.

Como você vai usar depende de qual é a sua função e sua necessidade.

Ele pode gerar painéis personalizados, dependendo de quais dados são relevantes e quais informações você precisa acessar.

Nem todas as empresas terão demanda ou necessidade ter um expert em dados em tempo integral. No entanto, o Power BI é frequentemente usado como uma ferramenta de “self-service BI” em várias áreas da empresa.

Enfim ele é mais popular entre departamentos como finanças, marketing, vendas, recursos humanos, TI e operações.

A resposta para esta pergunta pode ser também “VOCÊ”. Porque não? Se ainda não utiliza esta poderosa ferramenta está com certeza perdendo seu valioso tempo.

Conclusão

O Power BI funciona com todos os tipos de dados e dá para fazer o reporte de muitas e muitas maneiras.

Esta ferramenta, em breve, deverá ser mais popular que o excel, então não deixe para depois e busque conhecê-la mais.

Dessa forma espero ter ajudado em entender o que é o Power BI e como ele vai te ajudar a ser um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Se gostou do artigo, precisa de mais detalhes sobre o Power BI, se tem outras dúvidas, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *