Pular para o conteúdo
Home » Blog » O melhor jeito de EXTRAIR texto no Excel. LOCALIZAR no Excel com DIREITA e ESQUERDA

O melhor jeito de EXTRAIR texto no Excel. LOCALIZAR no Excel com DIREITA e ESQUERDA

  • Excel

Você vai aprender aqui a extrair texto no Excel. Utilizaremos a função LOCALIZAR no Excel com a função ESQUERDA e a função DIREITA. Explicamos quando utilizar uma e quando usar outra, junto com a função LOCALIZAR.

No exemplo que passaremos neste artigo, ensinaremos também a função NÚM.CARACT, que conta o número de caracteres dentro de uma célula. Esta função em conjunto com a função LOCALIZAR e as outras funções citadas fazem todo o trabalho de extrair texto no Excel da forma mais correta e automática possível.

Caso prefira, temos um vídeo no nosso canal do Youtube que ensina tudo sobre este assunto. Veja no vídeo abaixo. Não deixe de se inscrever no nosso canal, pois temos muitos outros vídeos ensinando tudo sobre Excel lá. Clique aqui e se inscreva no canal.

Recomendamos a leitura de outros artigos no nosso blog.

Como Travar Células no Excel | Curso Grátis de Excel para você | Função SE no Excel

Função LOCALIZAR no Excel

Entenda a sintaxe da função em seguida.

LOCALIZAR ( texto_procurado; no_texto; [núm_inicial])

  • texto_procurado: Campo obrigatório. A parte do texto que você deseja localizar.
  • no_texto: Campo obrigatório. O local onde está o texto que você deseja procurar. A célula onde o argumento texto_procurado será buscado.
  • núm_inicial: Campo opcional. O número do caractere dentro do argumento no_texto que você deseja iniciar a busca.

Então vamos colocar a mão na massa agora.

No cenário abaixo é que utilizaremos a função LOCALIZAR no Excel.

planilha vazia artigo

Na coluna B estão os dados que precisamos extrair o texto. Nesse sentido vamos separar a cidade (Capital do Estado) do Estado, dividindo em duas células diferentes. Para resolver este problema utilizaremos as seguintes funções:

Função LOCALIZAR no Excel, nas duas fórmulas. Função ESQUERDA para extrair o texto da capital, que está à esquerda na coluna B. Por fim a função DIREITA para extrair o texto do estado, que está à direita na coluna B.

banner para baixar ebook

Extraindo a parte esquerda do Texto

Em primeiro lugar vamos extrair a cidade, parte esquerda do texto. Abaixo então está a fórmula usada para extrair o texto no Excel.

função esquerda com localizar no excel

=ESQUERDA(B3;LOCALIZAR(“-“;B3)-2)

Nesta fórmula usamos a função ESQUERDA e a função LOCALIZAR no Excel. A função ESQUERDA extrai da célula o texto mais a esquerda, ela tem duas partes. Veja a sintaxe em seguida.

ESQUERDA(texto, [núm_caract])

  • Texto: Campo obrigatório. A cadeia de texto que contém os caracteres que você deseja extrair.
  • Núm_caract: Campo obrigatório. Especifica o número de caracteres que ESQUERDA deve extrair. O núm_caract deve ser maior ou igual a zero, se núm_caract for maior que o comprimento do texto, ESQUERDA retornará todo o texto. Se núm_caract for omitido, será considerado 1.

Então o texto do nosso exemplo é a célula “B3”, é onde contém a cadeia de caracteres de onde faremos a extração. A função LOCALIZAR está sendo usada para determinar o número de caracteres a ser extraído.

Assim conseguimos contar em qual posição está um caractere específico, no caso estamos usando o “-” que é comum em todas as células. A função LOCALIZAR no Excel retorna um número, por exemplo, aqui será o número 13, pois é esta a posição que está o hífen na célula. Da mesma forma vai buscar a posição do hífen nas outras células.

Como o hífen está dois caracteres após o fim da palavra da esquerda, subtraímos no final da fórmula por “-2”. Por isso utilizamos esta subtração, para retornar exatamente a palavra da esquerda, sem nenhum item a mais.

função esquerda resultado

Extraindo a parte Direita no Texto

Logo depois é hora de extrair a parte da direita do nosso texto, o estado. Em seguida está a fórmula que utilizaremos para fazer esta extração de texto de forma automática.

função direita e localizar no excel

=DIREITA(B3;NÚM.CARACT(B3)-LOCALIZAR(“-“;B3)-1)

Aqui usamos a função DIREITA para extrair o texto no Excel que está à direita na célula. Entenda como funciona a função DIREITA em seguida.

DIREITA(texto,[núm_caract])

  • Texto: Compo obrigatório. A cadeia de texto que contém os caracteres que você deseja extrair.
  • Núm_caract: Campo opcional. O número de caracteres que DIREITA deve extrair. O núm_caract deve ser maior ou igual a zero, se núm_caract for maior que o comprimento do texto, DIREITA retornará todo o texto. Se núm_caract for omitido, será considerado 1.

Esta função é muito parecida com a função ESQUERDA explicada acima, a única diferença é que ela busca da direita para esquerda. No mais considere a mesma lógica da função ESQUERDA.

Mas aqui temos uma diferença na fórmula, além da função LOCALIZAR no Excel utilizamos também a função NÚM.CARACT para contar o total de caracteres da célula.

Vamos entender então esta lógica.

É necessário buscar exatamente o número de caracteres que a função DIREITA vai considerar para retornar a parte certa do texto. A função NÚM.CARACT conta o total que a célula tem, ou seja, a célula “B3” tem um total de 22 caracteres.

A função LOCALIZAR no Excel vai buscar a posição que está o “-“, neste caso, é a posição 13. Tem um espaço em branco entre o hífen e a palavra à direita. Devemos também desconsiderar esse espaço.

Se subtrair o total de caracteres com a posição do hífen menos esse espaço em branco teremos a posição exata do local que começa esta palavra. Por isso fizemos desta forma.

Total de caracteres é 22, a posição do hífen é 13, 22 – 13 é 9, menos 1 do espaço em branco entre o hífen e a palavra da direita o valor é 8. Este é o tamanho da palavra “Rondônia”.

Automaticamente esta lógica vai calcular o tamanho de cada uma das palavras à direita. Veja o resultado.

função direita excel resultado

LOCALIZAR no Excel – Conclusão

Assim conseguimos deixar de forma automática a extração de textos a esquerda e à direita dentro de uma célula.

A fórmula utilizando o LOCALIZAR no Excel consegue determinar os locais de um caractere específico e utilizando os macetes que ensinamos neste artigo você poupa muito trabalho com a extração de textos no Excel.

Depois é só arrastar a fórmula para as células abaixo que a extração é feita de forma precisa.

resultado final das fórmulas excel

Esperamos que este post tenha ajudado você nas suas dúvidas e necessidades. Se precisar esclarecer uma dúvida específica coloque seu comentário abaixo que responderemos assim que possível. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.