Pular para o conteúdo
Home » Blog » Como travar células no Excel – Aprenda a fixar células nas fórmulas

Como travar células no Excel – Aprenda a fixar células nas fórmulas

  • Excel

Depois de ler este artigo, nunca mais terá dúvidas para travar células no excel dentro de suas fórmulas. Então vou te passar todas as maneiras de fixar células no excel na hora de fazer as fórmulas.

Antes de mais nada, baixe neste link o arquivo que utilizamos para criar este artigo.

O que é e para que serve travar células no Excel

Essa é uma forma de fixar as referências de células que colocamos nas fórmulas que criamos.

Podemos travar células no excel de forma que quando copiamos esta fórmula para outras linhas ou colunas  as referências não mudem. Assim também garantimos que não haja erro de referências na hora de copiar a fórmula.

banner para baixar ebook

Quando arrastamos ou copiamos uma fórmula, expandindo ela para mais células na planilha, as referências dentro desta fórmula mudam também.

Se quisermos manter a referência para obter um resultado esperado, precisamos travar células dentro desta fórmula. Assim garantimos que o resultado será conforme os intervalos de células que precisamos.

Como travar células no excel

Para fixar células no excel é bem simples. Basta utilizar o símbolo $ na referência de coluna e/ou linha dentro da fórmula.

Ao invés de digitar o $ você pode utilizar a tecla F4 com o cursor na referência a ser travada. Então, cada vez que aperta F4 dentro da fórmula o tipo de travamento muda para o próximo.

Veja na figura abaixo como fica o travamento dentro da fórmula.

formar de travar células no excel

Na figura acima vemos os 3 tipos que temos para travar as células no excel.

Na célula B3 não há nada travado. É a forma normal de referência, ao passo que nas outras células há algum tipo de travamento.

Na célula B4 temos o travamento completo, ou seja, nem linha nem coluna mudam quando copiamos a fórmula para outro local na planilha.

Na célula B5 está fixada a linha somente. Se copiarmos a fórmula para outra coluna e outra linha vai mudar somente a referência de coluna, linha permanece travada.

Na célula B6 está travado a coluna, ou seja, copiando a fórmula para outro local muda a referência somente da linha. Neste caso a coluna fica fixada.

Para alternar entre os tipos de travamento de célula é só apertar a tecla F4 várias vezes. A ordem de mudança é como expomos na figura.

Apertando 1 vez temos o travamento completo, em seguida na segunda vez muda para o travamento de linha e na terceira vez vai para o travamento de coluna. Caso aperte a quarta vez o travamento é desfeito ficando uma referência normal, sem os símbolos de “$”.

Faça este teste aí na sua planilha e veja se consegue travar células no excel, conforme explicamos aqui. Pode utilizar o arquivo de exemplo que disponibilizamos neste post.

Exemplos práticos para fixar células no excel

Vou te passar agora exemplos práticos e úteis na hora de travar células no excel.

Travamento Completo

Na tabela abaixo vou calcular o novo preço dos veículos após aplicar uma taxa de reajuste. Note que o percentual de reajuste será o mesmo para todos os veículos.

Travamento completo

No cálculo feito (=C2*$F$2+C2), multiplicamos o “Preço antigo” pelo “% Reajuste”. Para completar o cálculo, somamos novamente o preço antigo para termos o “Preço Novo”.

Vejam que a célula “F2” está travada e que o travamento é completo, ou seja, de linha e coluna. Há o “$” tanto antes da referência da coluna (F) e antes da referência de linha (2).

O motivo porque travamos esta célula é porque está nela o percentual de reajuste a ser aplicado. Quando copiamos esta fórmula para as linhas seguintes a referência para a célula “F2” não mudará, mas as outras referências serão alteradas.

Veja como fica o resultado na primeira fórmula que usamos para travar células no excel.

resultado após travar células no excel no travamento completo

Em seguida, vamos copiar esta fórmula para as linhas abaixo.

travamento completo após copiar fórmulas para linhas

Veja que depois de copiar a fórmula para todas as outras linhas a referência na célula “F2” se manteve, isto devido ao travamento. Esta é a forma de fixar células no excel com travamento completo.

Canal EducaEnter

Travamento de Linha somente e Travamento de Coluna somente

Agora você vê exemplos fixando apenas a linha e fixando apenas a coluna na fórmula do excel. Nesse sentido mudamos um pouco a forma do cálculo. Vamos então simular várias taxas de reajuste e escolher uma entre elas.

fixar células no excel

O que foi agora é uma referência com apenas a coluna fixada e outra referência com apenas a linha fixada.

Observe de perto…

formulas com células travadas no excel

Na primeira referência em azul “$C4”, temos somente a coluna fixada. Quando copiar a fórmula para a coluna a direita esta referência à coluna “C” será mantida.

Na segunda referência em vermelho “D$2” temos a linha fixada. Quando copiar esta fórmula para a linha abaixo a referência à linha “2” será mantida.

Faça o teste aí na sua planilha para você entender melhor o que falo nesta outra forma de travar células no excel.

Veja abaixo como ficaram os resultados.

travar apenas linha ou apenas coluna no excel

Observe que a coluna “C” se manteve devido ao travamento nela, mas a linha muda conforme copiamos a fórmula para baixo.

Também você pode ver que a linha “2” na referência do “% Reajuste” se mantém quando copiamos ela, mas a coluna muda conforme a coluna que está na fórmula.

Veja o vídeo ensinando tudo que falamos aqui no Youtube.

Veja também estes artigos que podem te interessar:

Como calcular porcentagem no Excel – Aprenda tudo aqui!

Formatação Condicional no Excel – planilhas mais inteligentes com cores

PROCV no Excel – Tudo que precisa saber em um só lugar.

Conclusão

Viu como é simples travar células no excel?

Dessa forma você agora sabe todas as maneiras de fixar células no excel.

Se ficou alguma dúvida na hora de fixar células no excel você pode deixar sua pergunta nos comentários abaixo. Teremos o maior prazer em responder suas dúvidas. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.