Home » Blog » Tudo que você precisa saber para ser um Analista de BI (2021)

Tudo que você precisa saber para ser um Analista de BI (2021)

Introdução

O mundo dos negócios nunca foi tão dependente do Business Intelligence como é agora. Temos neste ambiente uma fonte inesgotável de informações, mas elas precisam ser organizadas e analisadas para fazerem sentido. O analista de BI é o profissional capaz de transformar dados em inteligência.

Vemos um crescimento gigante na procura por profissionais de Inteligência de Negócios, que é o significado em português de BI. O número de vagas na área nos principais sites da área não para de crescer, mas os contratantes não estão achando profissionais qualificados para essas vagas. Por isso quanto mais cedo você se desenvolver nos skills e habilidades necessários para desempenhar essas funções, melhor serão suas chances de fazer sucesso neste mercado.

Falaremos neste artigo tudo que você precisa saber para se tornar um analista de business intelligence.

Vamos falar sobre os seguintes tópicos (se quiser ir para um tópico específico só clicar num dos links abaixo):

Este é um artigo completo, não há nada na internet tão detalhado como colocamos aqui. Fizemos isso para que você tivesse todas as informações necessárias para poder se decidir por esta profissão e fazer sucesso nela. Vamos então ao que interessa.

Ahh, se quer saber mais sobre o que é Business Intelligence, te recomendo ler o seguinte artigo: O que BI e para que serve.

O que faz o analista de BI?

Business Intelligence

Primeiramente, antes de falar sobre o que um analista de BI faz é necessário entender o que é BI. Faremos isso aqui de forma bem resumida, para conhecer mais recomendo clicar no link acima.

BI pode ser descrito como um conjunto de informações disponibilizadas através de análise de dados e conhecimento do negócio. Da mesma forma ele dá respaldo aos tomadores de decisão na organização procederem com as melhores diretrizes para o negócio.

Estas informações podem estar relacionadas tanto a tendências externas, bem como mudanças internas de performance.

Processo de BI
Processo de Business Intelligence nas Empresas

Acima está um esquema de como deve atuar os processos de Business intelligence dentro das organizações, contudo temos a figura do Analista de BI como principal ator deste processo.

Então o que faz o Analista de BI?

Trata-se de uma função altamente analítica, onde os candidatos devem possuir habilidades em TI, boa comunicação e foco na resolução de problemas.

A principal designação do Analista de Business Intelligence é transformar dados em informações relevantes para a organização. Criar o ambiente propício à geração de insights com foco em resolver problemas na empresa ou na busca de novas oportunidades de mercado.

Isto é feito através de uma definição de escopo inicial onde se identifica o que deve ser resolvido ou qual o direcionamento estratégico será tomado.

Sabendo o que se quer buscar, o Analista de BI passa a fazer o levantamento dos dados necessários para trazer as respostas. Esse é o processo conhecido como ETL (Extract, Transform, Load). É onde se identifica as fontes dos dados que são extraídos, tratados e transformados. Depois disso são carregados para um modelo de dados.

No modelo de dados é onde o analista vai usar sua habilidade analíticas e conhecimento do negócio para dar o melhor formato aos dados, gerando de fato informações relevantes para a empresa. Nesta etapa são feitos cruzamentos, análises, avaliações de cenários, bem como interações com as diversas áreas das organizações para o melhor entendimento do que está sendo gerado.

Por fim, o Analista de BI, terá todos os subsídios para montar os Dashboards e Relatórios. Aqui a habilidade de se comunicar com os tomadores de decisão da empresa é muito importante. Nesta etapa ele entrega o resultado das etapas anteriores e através destes relatórios os gestores poderão tomar as decisões importantes, e o melhor, direcionadas por informações.

Atualmente as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de direcionar suas ações por meio de dados, por isso a grande procura por profissionais que consigam ajuda-las nesse fim.

Treinamentos e Habilidades necessárias

Para se tornar de fato um Analista de BI há certos conhecimentos e habilidades que você precisa ter.

É uma combinação de habilidades técnicas, analíticas e soft skills. Conforme explicado no tópico anterior, existe um processo para seguir e cada um desses passos exige um tipo de conhecimento.

Treinamentos para Analista de BI

Fizemos uma pesquisa detalhada nas diversas páginas que oferecem cursos de qualidade.

O objetivo desta parte é trazer para você uma curadoria, garimpando as melhores opções considerando o custo / benefício. De maneira geral vamos trazer um ou dois links com boas opções de cursos e ebooks. Veja a seguir o que você precisa saber para executar bem cada um dos passos.

Etapa inicial de conhecimento e entendimento de escopo da entrega

Para desempenhar bem esta fase é bom ter conhecimento em Metodologias Ágeis e mapeamento de processos para:

  • Entender o que é escopo e como se faz este levantamento;
  • Conseguir identificar e levantar requisitos;
  • Conseguir definir bem as etapas e tempo estimado de execução;
  • Estar apto a identificar e envolver os principais colaboradores na demanda.

Listamos os seguintes cursos para te ajudar com estas habilidades.

Mindset Ágil (Clique para saber mais)

É um curso fornecido em parceria com a empresa mais conceituada em agilidade no Brasil (Knowledge 21). Se trata de um curso completo para desenvolver a mentalidade ágil no seu dia a dia. Entre no link, leia todas as informações do curso. Em seguida, se entender que te ajuda a melhorar as habilidades na condução das suas atividades, pode comprar o curso, é excelente.

Mapeamento de Processos na metodologia BPMN (Clique para saber mais)

Esta é a melhor metodologia para mapear processos, identificar pontos falhos e as possibilidades de melhora. E o legal desse curso é que está super barato. Assim também vai te ajudar muito e será um ótimo investimento.

Pós Graduação em Gestão Ágil de Projetos (Clique para saber mais)

Essa é para quem quer ter uma pós na área. É um excelente diferencial para o currículo. Se esta é a sua intenção, recomendo este curso, bem completo e reconhecido. Com certeza o investimento será maior, mas vale a pena.

Do mesmo modo, uma boa comunicação é essencial nesta etapa inicial. Falar com todas as áreas da empresa vai te ajudar muito no processo.

Recomendo a palestra “O Poder Da Comunicação” . É uma palestra bem direta para aqueles que querem melhorar sua comunicação verbal e escrita no ambiente corporativo.

Por fim é necessário também Conhecimento do Negócio. Assim você garante saber por onde começar.

Levantamento dos dados (Extração, Transformação e Carregamento)

Essa é uma das etapas mais técnicas para um Analista de BI, pois aqui há necessidade de conhecer algumas ferramentas de extração e tratamento dos dados. Eventualmente aqui se exige um maior conhecimento técnico em uma ou mais ferramentas utilizadas no processo.

Existem várias ferramentas para isso e cada empresa adota uma ou mais conforme suas necessidades. Vou listar abaixo as principais, ou seja, as mais pedidas em processos seletivos.

São elas:

  • Microsoft Integration Services (SSIS);
  • Data Integration do SAS;
  • IBM Information Server (Data Stage);
  • Oracle Data Integrator (ODI).

Essas são as grandes de mercado, que são utilizadas geralmente em grandes empresas também.

Mas há as soluções Open Source que atualmente são bastante requisitadas pelas empresas, por serem gratuitas e darem conta do recado. Elas são o PDI – Pentaho Data Integrator e Talend ETL. Recomendo fortemente que conheça mais a fundo estas duas últimas. Estão sendo muito utilizadas mesmo.

Caso não saiba trabalhar com elas e queira aprender de fato e até se tornar expert. Recomendamos os cursos abaixo. Estes são os melhores cursos disponíveis no mercado brasileiro para Pentaho. Com um deles você será uma Analista de BI mais completo.

Curso Completo de Pentaho (Clique para saber mais)

É um curso extremamente completo onde você irá aprender a automatizar processos e análises. Irá aprender a criar uma solução de Business Intelligence 100% Open Source!

Treinamento Pentaho + AWS (Clique para saber mais)

É um treinamento, que além de ensinar tudo de Pentaho traz também a integração de ETL e Cloud, o aluno irá sair com um conhecimento em diversas soluções e irá poder entregar para a sua empresa ou cliente uma plataforma de dados completa.

Aprenda um pouco de SQL também

Muitas vezes é exigido também conhecer como funciona os bancos de dados e como extrair informações deles. É essencial neste caso saber como se conecta aos bancos de dados, tanto em servidores físicos como em nuvem. Conhecer sobre linguagem SQL para facilitar nesse processo de extração com certeza vai ajudar muito.

Recomendamos essa série no youtube, clique no link. É bem completa para aprender SQL Server e a linguagem SQL.

Modelagem dos Dados e Confecção de Relatórios

Tendo os dados em mãos e bem tratados é hora de fazer cruzamentos, análises, avaliações de tendências, ou seja, o trabalho analítico de fato.

Nesta etapa há necessidade de conhecimentos técnicos em ferramentas que permitam fazer a modelagem dos dados de forma fácil, rápida e eficaz. Além disso é necessário conhecimento em ferramentas de relatórios, pois no processo de análise já é importante colocar os insumos em relatórios para já ir organizando o pensamento.

Há muitas ferramentas no mercado, vamos listar aqui as mais utilizadas e mais pedidas nos processos seletivos, ou seja, aquelas que podem te render uma vaga se souberem elas.

Atualmente a ferramenta mais utilizada para Modelagem e Relatórios de BI é o Power BI da Microsoft. Depois vem o Tableau, um dos softwares pioneiros. Em alguns processos são pedidos Google Data Studio, Adobe Analytics , Qlik Sense, SAS, SAP Analytics etc.

Em seguida nossas recomendações de cursos.

Power BI Expert na Prática (Clique para saber mais)

Neste curso você aprende todos os recursos do Power BI transformando base de dados em relatórios dinâmicos, bem como criar Dashboards profissionais. Ganhe reconhecimento e qualificação para o mundo corporativo aprendendo a ferramenta top de mercado.

Curso de Tableau para o ambiente corporativo (Clique para saber mais)

É um curso bastante completo, onde você aprende a criar suas visualizações e dashboards com recursos avançados, mas também aprende as diferentes formas de compartilhar esse conteúdo por e-mail, criação de layout para celular, e embutir a visualização em portais externos.

Microsoft Power BI para Data Science (Clique para saber mais)

É o melhor curso gratuito de Power BI disponível no Brasil. Recomendo este curso também.

A parte analítica também importa muito

Juntamente com a parte técnica a parte analítica é bastante exigida nesta fase ao Analista de BI. É através desta habilidade que você terá o melhor entendimento dos dados à disposição. Através de capacidade analítica, combinada com um pensamento lógico é que estarão aptos a resolver problemas ou propor soluções melhores.

Nesse sentido, sugerimos os cursos abaixo para aprimorarem o raciocínio lógico e mentalidade voltada a interpretação de números.

MatematicaMENTE (Clique para saber mais)

É um curso que trabalha sua mentalidade, seu raciocínio lógico e as bases da Matemática (Matemática Básica).

Coleção de e-Books de Raciocínio Lógico (Clique para saber mais)

Uma coleção de livros, divididos em duas grandes frentes, uma mais lúdica e outra mais focada na lógica proposicional.

Por fim, o conhecimento de mercado e do negócio em que você está inserido, ou querendo se inserir, te ajudará muito a levantar os melhores insights e melhores soluções.

Apresentação dos resultados (Dashboards e Relatórios)

Falamos no tópico anterior sobre as melhores ferramentas para produzirem os relatórios. Agora falaremos das habilidades desejáveis para criar os melhores relatórios e dashboards.

O Analista de Business Intelligence além de conhecer as ferramentas precisa saber contar uma história e ser convincente nas informações apresentadas. Da mesma forma, precisa convencer aqueles que receberão o relatório criado que realmente ali tem os elementos necessários para o processo de tomada de decisão.

Nesta etapa seria legal conhecer sobre UX (User Experience), ou seja, entender mais sobre o que é melhor para a experiência dos usuários dos seus relatórios. Aqui está a habilidade de contar histórias com os dados.

De maneira idêntica uma boa comunicação é muito importante também. Na hora de mostrar as informações é preciso convencer que escuta e lê o que você fez. Preste atenção como fala, como escreve e como explica o conteúdo em seus e-mails.

É necessário ter alguma certificação para ser analista de bi?

Frequentemente, na maioria das vagas, não é exigido certificações nos diversos sistemas e metodologias utilizados nos processos de Business Intelligence. Há algumas empresas, para uma atividade específica, ou mesmo para uma vaga sênior que acabam pedindo algum tipo de certificação para o Analista de BI.

Entendemos que a certificação em alguns dos sistemas que são utilizados na parte de ETL ou mesmo na parte de modelagem de dados e geração de relatórios são diferenciais dos candidatos a vagas de Analista de Business Intelligence.

Caso o candidato tenha certificações em gerenciamento de projetos ou processo, bem como metodologias ágeis, vai lhe dar também bastante pontos positivos.

Abaixo a lista de certificações que se pode obter na área e links para saber mais sobre elas:

  • Certificado Profissional de Business Intelligence (CBIP)
  • IBM Certified Designer: IBM Cognos Analytics Author V11
  • Microsoft Certified Solutions Associate: BI Reporting
  • Oracle Business Intelligence Foundation Suite 11g Certified Implementation Specialist
  • Microsoft Certified Solutions Associate: SQL 2016 BI Development
  • QlikView Business Analyst
  • QlikView Data Architect
  • Tableau Server Certified Professional
  • Tableau Desktop Specialist
  • Microsoft Certified Solutions Expert: Data Management and Analytics
  • Business Analytics Specialization
  • SAS Academy for Business Intelligence

Para se certificar, você deve procurar o site oficial destas empresas listadas e fazer sua inscrição. Contudo, muitas vezes será necessário passar por um treinamento que é aplicado pela própria empresa certificadora. Para certificar cada empresa cobra um valor específico que você pode checar nos sites delas.

Mercado de Trabalho, Oportunidade e Empresas

Mercado de Trabalho para Analista de BI

Vagas relacionadas a Business Intelligence explodiram nos últimos anos. Se você fizer uma pesquisa por Analista de BI ou Analista de Business Intelligence em sites de empregos vai se espantar com a quantidade de vagas abertas.

É um mercado em crescimento, pois cada ano a quantidade de empresas procurando pessoas com esses conhecimentos só aumenta.

As empresas cada vez mais veem o quanto necessitam de profissionais na área para dar sentido aos dados que elas geram.

Vou dar um exemplo aqui de grandes empresas que sempre têm vagas abertas para analistas de BI ou relacionados. Podemos citar: Avenade, Procter & Gamble, Ernest & Young, Portobello, Mutant, Stefanini, PagSeguro, Energisa, Rappi, iFood. Estas são apenas algumas delas. Temos empresas tanto tradicionais, de tecnologia, start-ups assim como em todos os segmentos. Igualmente há empresas especializadas em Consultoria de Business Intelligence que estão contratando muito também.

As vagas, no geral, vem com a designação de Analista de BI, assim como Analista de Business Intelligence, Analistas de Negócios, Analistas de Inteligência de Mercado, Analista de Analytics.

Há outros tipos de cargos que entender bastante de BI é um grande diferencial, segue alguns exemplos: Analista de Controladoria, Analista de PCP, Analista de Logística, Analista de Recursos Humanos, Analistas de Marketing Digital, bem como Analistas de Planejamento Comercial, entre outros.

Há diversos portais de vagas onde você pode pesquisar oportunidades diversas na área. Então listamos aqui 7 deles, mas tem muitos outros. Vagas.com, Catho, Linkedin, Glassdoor, Indeed, Trampos.co, Curriculum. Para saber mais é só digitar no google algum dos termos acima e fazer sua pesquisa. Todavia, não deixe de olhar algum site específico da sua região, pode ter coisa boa lá.

Quanto ganha um Analista de BI

A faixa salarial para cargos relacionados ao BI é em média R$ 4.600,00. Fizemos uma pesquisa em vários sites com vagas e encontramos salários iniciais na casa de R$ 3.000,00 para iniciantes, ao passo que para vagas de Analista Sênior entra na casa de R$ 8.000,00. Isto para contratados CLT.

Para contratos PJ, como consultor autônomo, os valores podem chegar a R$ 10.000,00, podendo em alguns casos ser um pouco mais.

De maneira geral não há exigência de graduação completa nos cargos iniciais, porém é bom estar cursando algo. Considerando isto o salário inicial é bastante atrativo, pois é um salário de cerca de R$ 3.000,00 para nível médio. O que é bem alto para os padrões nacionais.

Nesse sentido é um excelente salário para cargos de nível de Analista, assim também é mais um atrativo para a escolha dessa profissão.

Como preparar o Currículo para vagas de analista de bi?

Antes de mais nada, considere todas as exigências e diferenciais para a função de Analista de Business Intelligence.

Na hora de fazer seu currículo, considere incrementá-lo com os cursos, assim como conhecimentos técnicos e habilidades emocionais relacionadas ao que se pede no cargo. Em seguida não deixe de mencionar sua capacidade analítica, caso tenha ela bem desenvolvida.

É importante que você avalie cada vaga que se candidatar e direcionar seu currículo para ela. Colocar no seu resumo algo que demonstre então, que suas competências e habilidades se encontram diretamente com o que é pedido na vaga.

Todos os cursos que listamos e colocamos links acima vai te dar uma boa base teórica, bem como prática. Alguns deles vão contribuir nas habilidades emocionais e de comportamento requeridas. Contudo se puder fazer algum deles clique no link desejado.

O modelo do currículo é o padrão, não há necessidade de ser nada especial. O importante é estar atento aos requisitos comparando com o diferencial que você pode trazer, seja na parte técnica tanto quanto na parte de comportamento.

Conclusão

Em suma, consideramos esta uma das grandes vagas no momento. Há uma demanda alta de empresas, de todos os tipos, por profissionais que entendam da lógica, dos conceitos e ferramentas do BI.

As necessidades são diversas e são tanto para vagas iniciais, bem como intermediárias e experientes.

Se você quer ser um Analista de BI, gostou do que falamos acima e acha que isso é a sua cara, então não perca mais tempo.

Conforme tudo que escrevemos neste artigo, deixamos aqui várias competências técnicas e comportamentais que vão te ajudar a conseguir uma vaga na área. Caso precise se aprofundar não deixe de clicar nos links que colocamos e aproveite para fazer esses cursos.

Por fim, esperamos que as informações aqui passadas tenham ajudado, caso tenha alguma dúvida, sugestão ou oportunidade não deixe de comentar aqui embaixo. Até o próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *